WebTV Acesso: Uma proposta de difusão extracurricular educativa e acessível

Arte: Vinicius Mota

Autores: Paulo Messa e Rogério Savian
Orientação: Roberta Roos

RESUMO: O uso da plataforma web é um meio prático e de baixo investimento financeiro que possibilita implantar, divulgar e manter produções audiovisuais disponíveis a nível planetário e por tempo indeterminado, além de oferecer múltiplas ferramentas que facilitam o acesso de pessoas com deficiência ao seu conteúdo. A cada dia sites, radiowebs e webtvs surgem devido às facilidades e ao alcance que o meio proporciona. A característica que uma webtv, por exemplo, traz consigo é uma maior interatividade do público com a emissora e também com o conteúdo. A proposta do presente trabalho é apresentar um projeto de uma webtv acessível para ser desenvolvido no Campus São Borja da Universidade Federal do Pampa, proporcionando a participação dos estudantes de comunicação social na prática diária de programas jornalísticos.

Palavras-chave: Acessibilidade. Audiovisual. Jornalismo educativo. Webtv.


REFERÊNCIAS 

Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Acessibilidade em Comunicação na Televisão. ABNT NBR 15290. Válida a partir de 15 de novembro de 2005.

ARONCHI DE SOUZA, José Carlos. Gêneros e Formatos na Televisão Brasileira. São Paulo, Summus, 2004.

BONASIO, Valter. Televisão: Manual de Produção & Direção. Belo Horizonte, MG: Editora Leitura, 2002.

BRASIL, C. Antonio. “O ensino de Telejornalismo Com as Novas Tecnologias”. Pesquisa em Telejornalismo: Resultados e experiências. (Org. Cárlida Emerim). Novo Hamburgo: Feevale, 2011. 

BRASIL, Antônio Cláudio. Telejornalismo, Internet e guerrilha tecnológica. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna Ltda., 2002.

CANNITO, Newton Guimarães. A televisão na era digital: interatividade, convergência e novos modelos de negócio. São Paulo, Summus, 2010.

DEL RE FILIPPO, Denise; SZTAJNBERG, Alexandre. Bem-vindo à Internet. Rio de Janeiro: Brasport, 1996. 

DUARTE, Elizabeth Bastos. Televisão: ensaios metodológicos. Porto Alegre: SULINA, 2004.

EMERIM, Cárlida. Pesquisa em Telejornalismo: Resultados e Experiências. 2011.

FORT, Mônica Cristine. Televisão Educativa: a responsabilidade pública e as preferências do espectador. São Paulo, SP. Ed. Annablume, 2006.

FREIRE FILHO, João (Org.). A TV em Transição: Tendências de Programação no Brasil e no Mundo. Porto Alegre: Sulina, 2009.

GLOBO. Jornal Nacional: a notícia faz história. Rio de Janeiro, Editora Zahar, 2004.

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas. Disponível em: . Acesso em 28 de ago. 2012, 11:45:00. 

IBOPE, 2012. Mais de 50 milhões de brasileiros acessam a internet de casa ou do trabalho. Disponível em: . Acesso em 15 de ago. 2012, 10:50:00. 

MACHADO, Elias & PALACIOS, Marcos. Modelos do Jornalismo Digital. Salvador, BA. Ed. Calandra, 2003. 

MATTOS, Sérgio. “A evolução histórica da televisão brasileira”. 60 anos de Telejornalismo no Brasil: História, análise e crítica. (orgs. Alfredo Vizeu, Flávio Porcello, Iluska Coutinho). Florianópolis: Insular, 2010. 

MCLUHAN, Marshall. Os meios de comunicação como extensão do homem. Trad. Décio Pignatari. São Paulo: Ed. Cultrix, 1964. 

MELO, José Marques de. Teoria da Comunicação: Paradigmas Latinoamericanos. Petrópolis: Ed. Vozes, 1938. Pág. 412. 

MOREIRA, Fernando José Garcia. O USO DA TV WEB PARA A DIFUSÃO CIENTÍFICA EDUCATIVA. Disponível em: . Acesso em 24 de ago. 2012, 17:18:00. 

MUYLAERT, Roberto. “Como vão as Tvs Educativas”. As Perspectivas da Televisão Brasileira Ao Vivo. (Organizadores, Candido José Mendes de Almeida, Maria Elisa de Araújo). Rio de Janeiro: Imago Ed.:Centro Cultural Candido Mendes, 1995. 

NICÁCIO, JALVES MENDONÇA. Técnicas de acessibilidade: criando uma web para todos. Maceió, EDUFAL, 2010. 

ROOS, Roberta. “Inclusão Educacional no Ensino Superior. O Ensino da Produção Televisual para o Cego”. Pesquisa em Telejornalismo: Resultados e experiências. (Org. Cárlida Emerim). Novo Hamburgo: Feevale, 2011. 

ROOS, Roberta. Rádio-Educação: Uma proposta diferenciada de suporte de texto para a educação de alunos com necesidades educativas especiais. 122 f. Dissertação (Mestrado e Educação) – Universidade de Passo Fundo, 2007. 

SILVA, Edna de Mello; ROCHA, Liana Vidigal. “Telejornalismo e Ciberespaço: convergência de tecnologias e informação”. 60 anos de Telejornalismo no Brasil: História, análise e crítica. (orgs. Alfredo Vizeu, Flávio Porcello, Iluska Coutinho). Florianópolis: Insular, 2010. 

TEMER, Ana Carolina Rocha Pessoa. “A mistura dos gêneros e o futuro do telejornal”. 60 anos de Telejornalismo no Brasil: História, análise e crítica. (orgs. Alfredo Vizeu, Flávio Porcello, Iluska Coutinho). Florianópolis: Insular, 2010. 

ZETTL, Herbert. Manual de Produção de Televisão. São Paulo: Cengage Learning, 2011.

Assista ao

0 comentários:

Postar um comentário